Motivação à Higiene Oral
Qual a importância da higiene oral na prevenção de doenças orais?
É fundamental. Uma boa higiene oral permite a eliminação de substrato (alimento) das bactérias presentes na boca com capacidade de desencadear doenças orais.
Quantas vezes devo escovar os dentes por dia?
Idealmente ao fim das principais refeições (3). Obrigatoriamente ao fim do pequeno-almoço e antes de dormir.
Como devo escovar os dentes?
Usar uma escova manual média ou escova elétrica, colocar pasta dentária fluoretada (1450ppm) em quantidade igual a um grão de ervilha. A escovagem deve contemplar todas as faces dentárias.
Idealmente, deverá ser feita uma pré-escovagem de cerca de 1 minuto, seguida de passagem de fita dentária ou fio dentário entre todos os dentes. Depois deste processo, lavar com água para eliminar resto de comida.
Por fim, escovar cuidadosamente com movimentos circulares todas as faces dentárias durante 3 minutos com escova manual ou 2 minutos com escova elétrica. Passar a escova nas bochechas e na língua.
Cuspir todo o excesso de pasta dentária e NÃO passar a boca por água.
O que é melhor, escova manual ou elétrica?
Ambas são boas desde que a escovagem seja cuidadosa e correta, contudo a escova elétrica tem a enorme vantagem de fazer os movimentos de escovagem recomendados para uma melhor remoção de placa bacteriana e restos de alimentos.
Quando devo trocar de escova?
Normalmente, uma escova se for bem usada ao fim de 3 meses perde eficácia, é fácil de reconhecer pois as cerdas ficam estragadas. Mesmo no caso das escovas elétricas as cabeças devem ser substituídas no máximo de 4 em 4 meses.
Não consigo usar o fio dentário mas escovo bem, é suficiente?
Não. Sem uma higiene eficaz interproximal (entre os dentes), a higiene não está completa. Deve tentar o mais possível usar o fio ou fita (pode ser mais confortável se impregnada com cera) e se persistir a dificuldade existem no mercado aplicadores de fio que facilitam a vida dos pacientes. Para espaços maiores deve ser usado um escovilhão interdentário.
Que pasta devo usar?
Recomenda-se sempre o uso de uma pasta fluoretada (para adultos 1450 ppm Fluor) devido à ação protetora do fluor sobre o esmalte.
Existem situações em que é necessário o uso de pastas específicas, que devem ser sempre recomendadas pelo médico dentista.
Devo usar colutório / solução de bochecho?
Depende da situação. Há casos em que o médico dentista prescreve. Nesses casos deve ser cumprida a prescrição médica. Na grande maioria dos casos não é necessário. O uso de soluções de bochecho dá, por vezes, a falsa sensação de limpeza e o paciente tende a substituir a escovagem pelos bochechos, o que é errado. A ação mecânica da escovagem é o mais importante para uma boa higiene oral.
Devo usar pasta branqueadora?
A pasta branqueadora deve ser usada com prudência e sempre com aconselhamento prévio do médico dentista.
Na maioria das situações, o efeito negativo (abrasivo) das pastas branqueadoras é amplamente superior ao efeito branqueador. Se quer uns dentes mais claros aconselhe-se com o seu médico dentista.
Quando devo começar a higiene oral do(a) meu(minha) filho(a)?
A partir do nascimento. Inicialmente, com dedeira ou compressa húmida higienizar as gengivas do bebé e depois da erupção dos dentes decíduos com uso de escovas e pasta dentária adequada à idade da criança.
Que cuidados devo ter com a higiene oral dos idosos?
O paciente geriátrico é, por norma, um paciente com alguma dificuldade motora pelo que, o uso de escova elétrica pode ser uma grande ajuda. Da mesma forma o cuidador deve estar motivado e informado para a importância da higiene oral nestas idades e disponível para a fazer ao paciente.
Uma boa higiene oral previne um grande número de patologias frequentes em pacientes com doenças crónicas.
Artigo por: Drª. Carla Cardoso (Cédula Profissional nº 3972)