Dentes do Siso
O que são os dentes do siso?
São os terceiros molares, normalmente são quatro (um por quadrante) e erupcionam em média aos 18 anos.
Porque são tão problemáticos?
Devido à sua erupção tardia, e devido à falta de espaço para uma correta erupção.
Evolutivamente estão condenados ao desaparecimento, graças à diminuição do tamanho da boca e à falta de necessidade do ser humano em ter 3 molares (hábitos alimentares privilegiando alimentos confecionados e processados).
Quando é necessário proceder à extração dos dentes do siso?
Sempre que o médico dentista o recomende. Na grande maioria dos casos, os terceiros molares erupcionam de forma incorreta e causam infeções (periocoronarite). Além disso, são dentes que, devido à sua posição posterior, são de difícil acesso durante a higienização e são mais propensos a ter lesões de cárie dentária.
A extração dos dentes do siso dói?
Não. O uso de anestesia local permite uma cirurgia totalmente indolor. O que pode acontecer é demorar um pouco mais a extrair (sobretudo os inferiores).
No pós-cirúrgico deverão ser cumpridas rigorosamente todas as indicações médicas. Fazer aplicações locais de gelo, evitar exposições ao sol, exercício físico intenso e não fumar, são algumas das recomendações. É também prescrita medicação pelo profissional de saúde: analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos se necessário.
Não há, portanto, que ter medo.
Como sei se tenho dentes do siso?
Nas consultas de rotina, o médico dentista vai acompanhando a erupção dentária, contudo o mais recomendado é a realização de uma ortopantomografia (raio-X) que permite confirmar a existência dos terceiros molares e a posição na arcada.
Artigo por: Drª. Carla Cardoso (Cédula Profissional nº 3972)